FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$49

Açúcar mascavo: qual é a diferença do açúcar comum?

O açúcar faz o dia de muitas pessoas mais feliz, seja depois das principais refeições na forma daquela sobremesa favorita ou mesmo no cafezinho servido para dar aquela acordada depois do almoço, um costume típico do brasileiro. Contudo, a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) alerta para o consumo excessivo desse adoçante, principalmente quando consideramos o açúcar refinado que é o mais prejudicial para a saúde.

Dados alarmantes foram divulgados pela Secretaria Especial do Desenvolvimento Social sobre o consumo de açúcar no Brasil, onde nosso o país aparece na quarta colocação do mundo em quantidade consumida por habitante. Uma pesquisa do WW Vigilantes do Peso em parceria com a Opinion Box revelou que 37% dos brasileiros consomem o condimento mais do que o recomendado por dia, ultrapassando seis colheres de chá, muito mais do que as 25 gramas diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, pensar em estratégias para abaixar estes números sempre entram em pauta, assim como maneiras de substituir o açúcar branco refinado. E o açúcar mascavo é o primeiro tipo a ser lembrado como principal substituto. Você sabe por que ele é mais indicado para dietas mais balanceadas, certo? Venha conferir aqui no blog da Tia Sônia e conheça todos os benefícios do açúcar mascavo e como inseri-lo na sua alimentação.

Qual é a diferença entre o açúcar mascavo e o branco?

Apesar da fama de vilão, é muito difícil eliminar o açúcar da nossa alimentação diária, já que ele tem um sabor irresistível e está presente em inúmeras receitas que consumimos todos os dias. Sabendo disso e analisando os dados alarmantes sobre o quanto a substância pode fazer mal para o funcionamento do nosso organismo, é natural irmos atrás de alternativas para reduzir seu consumo, mas não deixemos de aproveitar o sabor das receitas que tanto gostamos.


O açúcar mascavo é constantemente apontado como uma alternativa saudável ao açúcar branco. Mas quais são as diferenças, de fato?

O primeiro fator que precisamos nos atentar é o processo de fabricação desses dois tipos. O refinado passa por uma série de processos químicos que modificam sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme como nós conhecemos quando o compramos nos mercados.

Já o mascavo é um tipo mais natural (e real), já que ele não passa pelos mesmos processos químicos – o que resulta em uma cor marrom –, e possui muito mais vitaminas e minerais, já que estes são preservados no processo. Assemelha-se bastante com uma rapadura moída, tanto em textura e cor quanto em sabor.

Contudo, estamos falando de um produto mais bruto, que conserva o melaço da cana, por isso, ele tem um sabor mais intenso e menos doce que o açúcar branco. Contudo, é preciso entender que o mascavo pode ser usado do mesmo modo que o refinado, inclusive nas mesmas receitas.

O fato de não ter passado pelo refino faz dele um produto que possui parte dos minerais e vitaminas da cana-de-açúcar e que o tornam uma opção muito mais saudável, sendo o mais recomendado para as pessoas que buscam uma dieta mais balanceada.

Como consumir o açúcar mascavo no dia a dia?

Como já mencionamos acima, o açúcar mascavo pode substituir o branco em todas as receitas que você for preparar, visto que ele tem a mesma função de adoçar, contudo, irá modificar um pouco o sabor e a coloração das receitas, afinal, como dissemos, trata-se de um produto mais bruto, que conversa mais o sabor da cana.

Porém, em algumas receitas, como bolos e tortas, essa diferença é praticamente imperceptível, já que o açúcar irá se misturar com os outros ingredientes incorporando e equilibrando todos os sabores.


Você poderá sentir a diferença mais latente ao adoçar algumas bebidas com este condimento, como os sucos naturais e o queridinho do povo brasileiro: o nosso delicioso café. Contudo, é uma questão de se acostumar, tanto que muitas pessoas relatam que não tomam mais café sem o açúcar mascavo.

E claro que vale esta mudança vale a pena, já que você estará adquirindo hábitos mais saudáveis para a sua dieta!

Quais são os benefícios do açúcar mascavo?

O mascavo possui diversos benefícios para a saúde, já que preserva as características da cana-de-açúcar e passa por menos procedimentos químicos.

A tabela nutricional aponta que a cada 100 gramas de açúcar mascavo existem, em média, 85 mg de cálcio, 22 mg de fósforo, 29 mg de magnésio e 346 mg de potássio. Já no caso do açúcar refinado, ele consegue conservar pouquíssima quantidade desses nutrientes citados, cerca de apenas 2 miligramas.

Além disso, outro benefício é que o mascavo possui menos calorias quando comparado ao refinado, por isso, é um excelente substituto para uma dieta mais equilibrada.

O açúcar mascavo pode ser consumido por diabéticos?

O açúcar mascavo ainda é um açúcar, por isso, deve ser consumido com cautela por pessoas que possuem diabetes, mesmo que seja uma opção mais natural.

Por isso, caso você tenha essa condição, é importante consultar o seu médico a respeito do uso desse adoçante, para que o nível de glicose no seu sangue não suba além do normal.

E aí, este post te ajudou a entender mais sobre o açúcar mascavo e suas propriedades? Está preparado para substituir o que tem em sua casa por este açúcar mais natural? Confira muito mais conteúdo sobre receitas e alimentação saudável aqui no blog da Tia Sônia!

Veja nosso post sobre os beneficios da granola!

Powered by E-Com Plus