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Alimentos que dão energia: 13 opções que dão aquele up!

13 alimentos que dão energia e disposição para o dia a dia

Há momentos da semana em que não nos sentimos dispostos e nem temos muita energia para realizar as tarefas. Às vezes, parece que qualquer esforço além do normal trará uma enorme carga de desgaste sobre seus ombros. Isso pode se relacionar com o emocional, sim, mas sabia que a alimentação também interfere nisso? Pois é, quando não nos alimentamos direito, o corpo não funciona bem.

Se você está precisando daquela carga de ânimo no seu dia a dia, apresentaremos uma lista com 9 alimentos que dão energia para o dia a dia e muitas outras vantagens, como nutrientes que ajudam o organismo como um todo. Acompanhe o post para saber mais!

Alimentos indispensáveis e que cabem muito bem na rotina

Sempre temos aqueles ingredientes que são os favoritos na rotina que, se deixar, comemos sempre, não é? Bem, quem está em um alimentação bem balanceada ou quer entrar em uma pode adicionar diversas opções - com moderação - para conseguirem ficar mais ativas, despertas e prontas para o que quer que a rotina reserve:

1. Oleaginosas

As oleaginosas são, de longe, alguns dos alimentos que dão energia mais nutritivos e benéficos para nossa alimentação, elas são a castanha-de-caju, pistache, amêndoas e afins. Elas possuem gorduras boas, muita fibra e outros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo. Alguns desses nutrientes são o cobre, o magnésio e o selênio, que ajudam muito na produção de energia, reduzem o estresse e melhoram a memória.

concha com aliogenosas

Mas vale lembrar que elas não devem ser consumidas em excesso! Você pode inserir mix de castanhas ou em pastas que fica tudo ótimo. Use a criatividade e deixe suas refeições mais saudáveis.

2. Açaí

Essa fruta famosa no território brasileiro é rica em muitos macro e micro nutrientes, como os carboidratos. Esses são responsáveis por oferecer a energia que nosso corpo precisa para funcionar bem. É por isso que, às vezes, cortar completamente o carboidrato pode não trazer tantos benefícios ao corpo.

Tigela com açaí e frutas frescas sob uma mesa rustica

Além disso, o açaí também possui muitas vitaminas, como a C, B1 e B2 e gorduras insaturadas, essenciais para controlar o colesterol ruim e a pressão arterial. É muito comum que as pessoas o consumam com granola, pois, além de ser uma delícia, contribui para dar mais disposição!

3. Guaraná

O guaraná, planta de origem amazônica, é um dos alimentos que dão energia que mais possuem cafeína, essa é a substância que nos dá muita disposição para o dia a dia. É muito comum ser usado em sucos, vitaminas e nunca falta em refrigerantes e energéticos, geralmente em uma boa dose. Você também pode consumi-lo em pó no meio de outros alimentos.

4. Banana

A banana é uma fruta muito conhecida no território brasileiro, consumida de diversas formas: in natura, em receitas de tortas, doces, assada com açúcar e canela e muito mais. Além de seu sabor ser incrível, ela é fonte do triptofano, ligado à serotonina. Esse neurotransmissor regula o humor, o sono e também previne muitos distúrbios de origem emocional. Sendo assim, ele também está ligado à disposição do dia a dia.

5. Mel

A glicose e frutose presentes no mel, dois carboidratos, são o que dá energia e disposição para que o corpo vença o cansaço rotineiro. Além disso, o alimento possui diversas vitaminas do complexo B e vitamina C, ou seja, possui alta capacidade de produzir energia, assim como desintoxicar o organismo.

6. Maca Peruana

A maca peruana é um vegetal que ajuda muito a diminuir a fadiga e o cansaço do dia a dia. Por ter muitas vitaminas do complexo B, vitamina E e C, assim como ser fonte de selênio, sua ação antioxidante para o organismo é muito eficiente, oferecendo mais energia também.

7. Aveia

caixa de aveia da Tia Sônia

A aveia é um grão que tem altas quantidades de carboidrato com índice glicêmico baixo, o que impede o pico de liberação de insulina na hora de oferecer energia, ou seja, o corpo não fica super disposto e, de repente, fadigado. É um processo muito natural e saudável. Além disso, ela dá muita saciedade.

8. Abacate

Fonte de gorduras boas e muitas vitaminas e minerais, o abacate é uma fruta extremamente saudável para consumir em diversas receitinhas ou como vitamina. Por suas altas taxas de gorduras benéficas ao corpo, costuma ser uma boa fonte de energia, o que faz com que as pessoas fiquem mais despertas após consumi-lo.

9. Chocolate

Achava que essa sobremesa era apenas cheia de calorias? Bem, alguns podem até ser, mas os chocolates amargos, por exemplo, possuem muitos nutrientes antioxidantes que previnem o envelhecimento e melhoram a saúde do coração. Além disso, também possuem cafeína, o que deixa o corpo mais disposto. Nada melhor do que experimentar uma iguaria como o chocolate e ter mais energia depois!

Além desses, há muitas outras opções, mas os destaques estão nessa lista. O melhor de tudo é que as opções são muito amplas, então, mesmo se não gostar de algo apresentado, sempre terá outra opção para consumir.

10. Café

visão focada de grãos de café

Café = cafeína e isso todo mundo sabe. Esse grão utilizado para fazer a bebida favorita de muitos brasileiros é cheio de nutrientes, como vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e magnésio. Tomar uma xícara é garantia de energia e disposição!

11. Água de coco

A água de coco possui diversas vitaminas e minerais essenciais à saúde do organismo, hidratando todo o corpo e fornecendo a energia necessária para realizar todas as tarefas do dia a dia. No verão, tomá-la é muito vantajoso e deve ser feito sempre que houver oportunidade.

12. Chá verde

Na categoria dos chás, o chá verde possui grande fonte de cafeína, que acelera todo o metabolismo e aumenta a queima das gorduras corporais e o gasto energético diário.

13. Mate

Apesar de ser uma erva, é muito usada para bebidas, como chás, tererê e chimarrão, com alta concentração de cafeína e fenólicos para estimular o organismo, deixando você mais disposto(a).

Viu como você pode conseguir energia de maneira natural e sem muitas dificuldades? Os alimentos naturais estão por aí cheios de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais. E você pode praticar atividades que te ajudem a ter mais disposição, afinal, às vezes apenas a alimentação não é o suficiente.

Hábitos rotineiros que dão energia

Mulher alongando-se para malhar

Nem sempre conseguimos ficar super dispostos com os alimentos, não é? Mesmo que a alimentação esteja equilibrada e com muitos nutrientes vantajosos, é preciso fazer um esforcinho a mais para garantir que seu corpo vai colaborar. Quer saber o que praticar no dia a dia para ter mais energia? Confira:

  • Pratique, pelo menos, meia hora de atividades físicas por dia;
  • Exercite seu cérebro com assuntos novos;
  • Não fique tão preso dentro de casa, saia para andar um pouco e apreciar a paisagem;
  • Escute músicas animadas que te dão energia;
  • Durma, pelo menos, 8 horas todos os dias;
  • Sempre se alongue;
  • Hidrate-se.

Com essas práticas simples e consumindo os alimentos certos, você terá ânimo na maioria dos dias. E se quiser saber mais outros alimentos e práticas saudáveis para o dia a dia, pode continuar acompanhando o blog da Tia Sônia, sempre postamos conteúdos relacionados à alimentação saudável e saborosa.

Nós nos vemos no próximo post!

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