Saiba quais são os benefícios da Chia

Além de melhorar a saúde, a semente de chia ajuda a emagrecer e evitar o envelhecimento precoce.

Você conhece todos os benefícios da chia? A princípio, muitos sabem que as sementes estão presentes em dietas e cardápios para ajudar a emagrecer. Contudo, as vantagens vão muito além disso!

chia

Tanto que a chia é considerada um superalimento. Não só a semente ajuda a regular o peso, como melhora a função do intestino e reduz o colesterol. Afinal, é um alimento rico em fibras e cheio de vitaminas. Na composição da chia, estão presentes proteínas, fibras, minerais, vitaminas, cálcio e ômega-3.

Além de ser um alimento natural, também é econômico. Em geral, a semente de chia não pesa no bolso e rende muito nas receitas! Para te trazer mais informações sobre todos os benefícios, da Chia, confira abaixo mais detalhes:

  1. Ajuda a reduzir o peso. A chia absorve muita água. Portanto, forma um gel que acaba ocupando espaço no estômago. Assim, o resultado é que a pessoa tem menos vontade de comer. Deste modo, quando uma pessoa come chia no café da manhã, acaba não exagerando nas comidas ao longo do dia. Por exemplo, ao comer iogurte natural com chia e aveia, faz uma mistura nutritiva, que reduz a vontade exagerada de comer na próxima refeição. Então, quem precisa perder peso, pode contar com a chia como aliada. Tanto em receitas para o café da manhã quanto para lanches ao longo do dia.

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  1. Regula o intestino. Se você está precisando cuidar da saúde intestinal, a chia também pode ser uma solução. Devido à presença das fibras nas sementes, o benefício é muito marcante. Entretanto, neste caso é preciso hidratar as sementes. Caso contrário, ingerir a chia pode aumentar o risco de colite. Contudo, para hidratar é simples. Coloque a chia em água filtrada por 30 minutos ou até formar um gel. Para saber se é o suficiente, basta colocar duas colheres de sopa de chia para cada xícara de água filtrada.
  2. Controla a diabete. As fibras também ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Portanto, quem tem diabetes tipo 1 ou tipo 2 se beneficia muito da chia. Além disso, as sementes diminuem o índice glicêmico dos alimentos. Também reduzem a fome, evitando a ingestão de alimentos ricos em açúcar. Ao incluir a chia na alimentação, você reduz a vontade de comer doce a todo momento. Na prática, essa mudança faz toda a diferença, pois você diminui a quantidade de açúcar e gordura que ingere.
  3. Regula o colesterol. O fato de as fibras da chia não se dissolverem na água também ajuda a regular o colesterol. Portanto, a gordura ingerida acaba sendo eliminada nas fezes de forma natural. Ao ter os índices de colesterol regulados, você reduz as chances de ter infarto ou um AVC (Acidente Vascular Cerebral), por exemplo.
  4. Fortalece os ossos. Um dos benefícios da chia que poucos sabem é que as sementes ajudam a fortalecer os ossos. O cálcio presente no alimento é o responsável por essa função. Por esse motivo, a chia é indicada para combater osteoporose e osteopenia. Quem quer evitar este tipo de problema também deve ingerir o alimento, mesmo que esteja longe da terceira idade, como maneira preventiva. Outro benefício da chia está na ajuda que ela proporciona na recuperação após uma fratura. Por conta do cálcio presente, os ossos podem se fortalecer mais rápido e a cicatrização da fratura tende a ocorrer de maneira mais rápida. O mesmo acontece para pessoas que passaram por uma cirurgia ou estão acamadas, por exemplo. A chia pode ajudar no processo de recuperação, para que ele seja o mais saudável possível.
  5. Aumenta a imunidade. Entre os grandes destaques dos benefícios da chia está o fato de que a semente ajuda a aumentar a imunidade. A presença de potássio, fósforo e manganês garante essa função para o alimento. Essa dica é essencial em meio a um período em que todos querem fortalecer a imunidade, sobretudo para ajudar a fortalecer o organismo contra doenças, como covid-19 e gripe. Começar pela alimentação saudável pode ser uma boa saída.
  6. Retarda o envelhecimento. Por fim, entre os benefícios da chia está o fato de a semente retardar o envelhecimento. Os antioxidantes presentes no alimento ajudam a prevenir a composição de radicais livres. Quem consome chia tem menos chances de sofrer com os efeitos do envelhecimento precoce. Porém, a semente deve ser consumida junto a outros alimentos saudáveis para ter mais efeito maior no organismo.

    [Veja nosso post sobre o que são alimentos prebióticos, clique aqui!](https://www.emporiotiasonia.com.br/posts/alimentos-prebioticos-o-que-sao-e-quais-os-beneficios)

Óleo de chia também traz benefícios?

Não é só a chia que traz inúmeros benefícios à saúde. O óleo de chia também contribui para diversas funções do organismo. Por exemplo, melhora a memória e a concentração. Também previne doenças do coração, como o infarto.

Assim como a chia, o óleo também fortalece o sistema imunológico e reduz a inflamação no organismo, de modo geral, podendo ser consumido em cápsula ou líquido.

Além de ingerir uma ou duas cápsulas por dia ou tomar uma colher do óleo, há a opção de acrescentar o ingrediente em receitas. Por exemplo, você pode fazer pães, sopas, refogados e bolos com óleo de chia.

Formas de consumir a chia

Agora que você já conhece os benefícios da chia, é hora de saber como consumir o alimento. Além do óleo, que já detalhamos para você, é possível usar a chia em forma de grão ou farinha.

No caso da farinha, você pode fazer inúmeras receitas, como pães e bolos. Por sua vez, a semente de chia pode ser adicionada em biscoitos, panquecas e outras receitas, tanto na massa quanto na cobertura.

Também é possível comer chia com alimentos prontos, misturando com iogurte, frutas, salada ou sopa. Portanto, a chia combina com pratos doces e salgados, por não ter um sabor muito marcante. Outra opção é colocar uma colher de sopa de semente de chia em um copo de água.

Basta fazer a mistura um dia antes. Depois, é só consumir 20 minutos antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. Segundo especialistas, para obter os benefícios da chia, é preciso comer pelo menos duas colheres de sopa da semente por dia.

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