FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$49

Benefícios da Aveia na Alimentação: como inserir nas refeições?

Os benefícios da aveia na alimentação vão muito além do emagrecimento. Não só o cereal contribui para reduzir o colesterol, como também é fonte de energia.

Ingerir aveia também ajuda a ganhar massa muscular, quando inserida de forma correta sua alimentação. Assim, se a sua intenção é perder peso de forma saudável e ainda ficar mais forte, você deve considerar o consumo desse cereal na alimentação.

E os benefícios da aveia não param por aí. Afinal, ela também ajuda a prevenir diversas doenças, que falamos mais a seguir.

aveia beneficios

Tipos de aveia

Devido a tantos benefícios, o consumo de aveia cresceu nos últimos tempos. De modo geral, as pessoas podem comprar o cereal em flocos, em farelo, farinha ou até mesmo o leite de aveia.

No caso da aveia em flocos, eles são prensados até ficarem achatados. Assim, é possível encontrar flocos finos e mais grossos. De acordo com cada receita, o tipo de floco pode mudar.

Por exemplo, os flocos de aveia mais grossos podem combinar melhor com iogurtes e frutas. Por sua vez, os finos combinam mais com vitaminas, sucos ou até mesmo sopas.

Além disso, há também o farelo de aveia. Por se originar na casca dos grãos, é um alimento integral.

Leia também: A importância dos alimentos integrais na dieta.

Assim como os flocos, o farelo de aveia também combina com sucos, vitaminas e receitas similares. Tanto os flocos finos quanto os grossos são ideais para fazer mingau de aveia. Ao contrário dos mingaus “de caixinha”, essa é uma opção natural para o café da manhã.

Já o farelo de aveia vem da casca dos grãos do cereal. É neste local que está a chamada fibra beta-glucana. Por esse motivo, o farelo de aveia é muito nutritivo. Então, se você busca uma dieta balanceada, pode optar por essa versão do cereal.

No caso da farinha de aveia, a indicação é para receitas no lugar da farinha de trigo, por exemplo. Entre as opções mais indicadas, as principais são tortas, bolos e pães.

Por fim, o leite de aveia é o recomendado para quem segue uma dieta vegana, vegetariana, e para pessoas que não ingerem alimentos de origem animal ou possuem intolerância à lactose.

Confira os principais benefícios da aveia:

  1. Ajuda a perder peso: Quem quer emagrecer já sabe que a aveia é um alimento indicado e não é só pelo valor calórico, mas sim, por ser fonte de fibras. Apesar de não ser um alimento de baixa caloria, ele ajuda muito na perda de peso, pois proporciona a sensação de saciedade. Então, quem ingere aveia em quantidades adequadas, acaba comendo menos alimentos ricos em calorias. É por esse motivo que as dietas e os cardápios para ajudar a emagrecer sempre contêm aveia na lista. Além disso, aliar a aveia com frutas e alimentos nutritivos potencializa esse benefício.
  2. Reduz o colesterol: Da mesma forma que a aveia ajuda na perda de peso, o cereal contribui para reduzir o colesterol. Logo, diminui os riscos de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Mas, por que a aveia reduz o colesterol? Em suma, devido à fibra beta-glucana, que tem essa função. Além disso, o antioxidante avenantramida da aveia inibe a oxidação do colesterol, evitando que se formem placas nas artérias. Se este for o seu objetivo principal ao ingerir aveia, convém aliar o cereal a outros alimentos. Por exemplo, a vitamina C potencializa a função de reduzir o colesterol. Portanto, combinar aveia com laranja pode ser uma boa ideia. Além desse benefício, a combinação também pode controlar os níveis da pressão arterial.
  3. Dá mais energia: Se você sente cansaço ao longo do dia, mesmo dormindo bem, pode precisar de alimentos que dão mais energia. Esse é mais um dos benefícios da aveia. Por ser fonte de carboidrato, o cereal é ideal para quem precisa de “um gás” no dia a dia. Além de aumentar a queima de gordura nos exercícios, também mantém os carboidratos no sangue por mais tempo. Assim, você terá mais energia para se movimentar e, portanto, pode emagrecer mais rápido. Vale ressaltar que a aveia é um alimento com baixo índice glicêmico e isso significa que o organismo absorve os carboidratos de forma lenta. Portanto, não há risco de picos de insulina.
  4. Ajuda a ganhar massa muscular: Os benefícios da aveia são bem diversos. Além de ajudar a emagrecer, o cereal também contribui para o ganho de massa, uma vez que as proteínas são essenciais para os músculos. Tanto na construção quanto na recuperação. Para entender melhor na prática, 100 gramas de aveia contém em média 15,4 g de proteína. A princípio pode não parecer muito, mas para um alimento vegetal é um número bem expressivo. Outro destaque da aveia é que o alimento é uma fonte de ferro e vitaminas do complexo B. Na prática, são os responsáveis por levar oxigênio para os músculos. Por fim, para que os músculos possam crescer, eles precisam de energia. Como esse é um dos benefícios da aveia, isso também contribui para o ganho de massa. E para que os resultados sejam efetivos, é preciso aliar o consumo de aveia a exercícios de musculação.
  5. Previne doenças: Conforme já citamos, a aveia ajuda a prevenir doenças como infarto e AVC. Porém, os benefícios vão além disso. O cereal ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon. Afinal, contém fibras que ajudam no funcionamento do intestino. As fibras da aveia absorvem a água e facilitam a passagem das fezes, desde que se beba água para que esse efeito seja positivo. Com isso, as chances de constipação ficam menores, o que é um fator de risco para o câncer de cólon. Outra doença que pode ser evitada com o consumo de aveia é a diabetes. Além de o cereal ter baixo índice glicêmico, ele reduz a taxa de absorção dos carboidratos, dá saciedade e melhora a sensibilidade à insulina.
  6. Ajuda na imunidade: Em meio à pandemia de covid-19, a preocupação com a imunidade aumentou muito. Portanto, cresceu a busca por alimentos que deixassem o sistema mais forte. Esse benefício da aveia se dá, sobretudo, devido à fibra beta-glucana. Como resultado, o sistema imunológico fica muito mais forte.

Assim, se você quer manter ou melhorar sua saúde, pode contar com a lista de benefícios da aveia para esta missão!

Powered by E-Com Plus