FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$149

Como comer granola no dia a dia? Confira receitas simples!

Apesar de ser um tipo de alimento que entrou na moda nos últimos anos, a granola é uma receita bem antiga, que teve origem nos Estados Unidos no ano de 1830 como uma forma de fornecer uma opção nutritiva para pacientes que não consumiam determinados alimentos. Contudo, foi nos anos 60 que a granola caiu no gosto popular dos americanos, passando a fazer parte da alimentação diária dos cidadão estadunidenses.

No Brasil, a granola demorou um pouco mais para cair nas graças do povo, contudo, há alguns anos ela tem sido uma opção muito consumida, integrando a alimentação de grande parte dos brasileiros. Afinal, além de ser muito saborosa, a combinação de ingredientes da granola tem diversos nutrientes, vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do nosso organismo.

Pensando nisso, a Tia Sônia decidiu trazer para você receitas simples de granola para você diversificar o seu cardápio e consumir esse alimento saboroso e nutritivo diariamente sem enjoar. Confira!

4 receitas simples com granola para comer no dia a dia!

No Brasil, não há nenhuma norma que regulamenta a receita da granola, por isso, ela pode ter diferente versões, mas deve conter alguns ingredientes que são a base da receita para que o produto possa ser chamado de granola.

A receita segue, basicamente, uma combinação rica e equilibrada de cereais diversos, como aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, floco de arroz e floco de milho, grãos integrais, como a linhaça, o gergelim e a soja, frutas secas, como uva e banana passa, castanhas, nozes e pode conter ainda mel, melaço, sal e açúcar.

tigela branca com granola e frutas vermelhas

A partir desses elementos, existem diversas variações da receita, como a granola com chocolate, a granola orgânica e a granola zero açúcar, por exemplo. E você pode usar o seu tipo de granola preferido para elaborar as suas próprias receitas para consumir esse alimento saudável e nutritivo diariamente.

Aqui não vamos trazer as formas de consumo mais fáceis e comuns, as quais os fãs de granola já estão acostumados, como a granola com iogurte, com leite, frutas ou açaí. Não que elas não sejam gostosas, aliás algumas estão nas nossas dicas de granola para o café da manhã, mas queremos trazer para você novas formas de consumir a granola para inovar o seu cardápio. Confira!

1. Panqueca integral com calda de morango e granola

Quem é que não adora uma panqueca, não é mesmo? Essa receita de panquecas integrais com calda de morango e granola é simplesmente incrível e a família toda vai adorar, principalmente as crianças.

Por ser uma opção à base de produtos integrais, ela é mais saudável, benéfica para o controle do colesterol, ajuda a regular o intestino e ainda possui vitamina C por causa do morango.

Ingredientes:

  • 1 xícara (200 ml) de leite desnatado;
  • ½ xícara (200 ml) de farinha de trigo integral;
  • ½ xícara (200 ml) de farinha de aveia;
  • 1 colher (sobremesa) de azeite;
  • 1 caixa de morangos (mais ou menos 300 g);
  • 4 colheres (200 ml) de açúcar refinado ou cristal;
  • 1 colher (200 ml) de suco de limão;
  • 200 g de granola (sabor de sua preferência).

Modo de preparo:

Para o preparo da massa, junte o leite desnatado, a farinha de trigo integral, a farinha de aveia, o azeite e o mel e bata tudo no liquidificador até obter uma consistência homogênea. Então, coloque a massa em um recipiente, cubra com um pano e deixe descansar na geladeira por 10 minutos.

Depois, é só colocar pequenas quantidades de massa em uma frigideira antiaderente e/ou untada com manteiga, óleo ou azeite, e fazer as panquecas, deixando dourar bem os dois lados.

Para fazer a calda, pique os morangos em pedaços pequenos, coloque-os numa panela com o açúcar e o suco de limão. Então, vá mexendo a panela em fogo baixo até começar a ferver. Então, é só ir mexendo até que ela comece a ficar em consistência de calda.

Após esses dois processos, é só montar as panquecas com a calda de morango e colocar uma quantidade da granola por cima para dar a crocância desejada e apreciar essa delícia!

2. Barrinha de cereal de granola caseira

É bom lembrar que ter uma barrinha de cereal na bolsa é sempre válido para matar aquela fome no meio do dia. Além disso, elas são excelentes fonte de energia, ricas em fibras e refeições práticas. E foi por isso que nós decidimos trazer essa receita de barrinha de cereal de granola caseira para você.

Ingredientes:

  • 1 xícara (200 ml) de farinha de aveia;
  • ½ xícara (200 ml) de farinha de trigo integral;
  • ½ xícara (200 ml) de farinha de linhaça dourada;
  • 1 xícara (200 ml) de aveia em flocos;
  • 150 g de manteiga;
  • ½ xícara (200 ml) de castanha-do-pará picada;
  • 1 xícara (200 ml) de flocos de arroz;
  • ½ xícara (200 ml) de granola;
  • 1 xícara (200 ml) de frutas secas (uva passas, goji berry, etc.);
  • 2 colheres (sopa) de mel ou melaço de cana.

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma tigela e misture bem até que eles fiquem encorpados (você pode começar misturando com a colher e depois usar as mãos para finalizar). Quando a mistura estiver bem homogênea e úmida, é hora de colocá-la em uma forma retangular forrada com papel alumínio.

Aperte a mistura muito bem na forma de modo que ela fique compacta e lisinha, então, leve ao forno preaquecido a 180° por cerca de 30 minutos.

Depois, é só retirar do forno, desenformar a barra e cortar em pequenos retângulos no tamanho de sua preferência. Aí, é só esperar esfriar para apreciar as suas barrinhas. Lembre-se de embalar aquelas que você for consumir outro dia com um papel filme, assim, elas ficarão mais conservadas.

tolha de piquenique estendida sob um gramado verde om frutas frescas e granolas

3. Shake de frutas com granola

A receita de shake de frutas com granola é a mais fácil da lista e você só vai levar alguns minutos para prepará-la. Os shakes são bebidas refrescantes (ótimas para o verão) e muito nutritivas que dão a sensação de saciedade por horas. Confira a receita:

Ingredientes:

  • 1 porção de frutas da sua preferência (banana, morangos, manga, goiaba, etc.);
  • 3 colheres (sopa) de leite integral em pó;
  • 300 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de granola;
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, cristal ou refinado (fica à seu critério);
  • Gelo à gosto.

Modo de preparo:

Como você já deve imaginar, para fazer essa receita, é só misturar os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência cremosa. Se você quiser, você ainda pode adicionar um pouco de granola no copo depois de pronto. Assim, seu shake ficará ainda mais crocante.

É uma excelente opção para um lanche da manhã ou da tarde, sendo nutritivo, fácil e rápido de se preparar!

4. Peito de frango com crosta de granola ao molho mostarda

Que tal uma receita deliciosa, super nutritiva e saudável para o seu almoço ou jantar? Sim, essa receita é incrível e trará muito sabor para suas refeições principais. Confira como preparar essa receita de frango crocante:

Ingredientes:

  • 400 g de peito de frango sem osso;
  • 500 g de granola;
  • 200 g de farinha de aveia;
  • 2 ovos;
  • 4 colheres de mostarda amarela;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 3 colheres de leite;
  • Óleo;
  • Suco da metade de um limão;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Corte o frango em filés e tempere com o limão, o sal e a pimenta do reino. Para fazer a crosta de granola, bata os ovos com uma pitadinha de sal, passe os filés no ovo e depois na granola misturada com a farinha de aveia. Se quiser uma crosta mais grossa, repita o processo, passando no ovo e na granola com farinha de aveia mais uma vez.

Frite os filés de frango em óleo bem quente e depois coloque-os em uma travessa com papel toalha para tirar o excesso de gordura. Você também pode optar por prepará-los em uma Air Fryer para não usar óleo, só tenha atenção para não deixar tempo de mais e o frango ficar seco.

Para fazer o molho de mostarda, basta aquecer uma frigideira antiaderente com 2 colheres de azeite e fritar o alho e a cebola até que eles fiquem dourados. Quando eles estiverem nesse ponto, é só adicionar a mostarda e o leite e refogar um pouco mais. Não deixe de mexer para o molho não queimar ou grudar no fundo.

Quando o molho estiver encorpado, é só regá-lo sobre os filés de frango e servir essa maravilha. Você pode comer com uma porção de arroz e salada de alface e tomates. Temos certeza que você vai adorar!

E aí, o que achou dessas sugestões deliciosas para consumir a granola no dia a dia? Compre os ingredientes e experimente, não temos dúvidas que vão fazer o maior sucesso aí na sua casa.

Para mais receitas, curiosidades e dicas sobre a granola, acompanhe sempre as postagens do blog da Tia Sônia!

Veja Também, nosso post sobre os beneficios da granola.

Powered by E-Com Plus