FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$120

Granola solta o intestino? Saiba como ela atua na digestão!

Que a granola é um alimento delicioso que traz muito sabor para diversas receitas, isso não há dúvidas. Mas, além de muito saborosa e crocante, esse mix de cereais, frutas secas e oleaginosas ainda traz diversos benefícios para a nossa saúde, contribuindo positivamente para o funcionamento do nosso organismo, desde que consumida de forma equilibrada.

Há um questionamento muito comum entre as pessoas que consomem o alimento que é: granola solta o intestino? Então, para te ajudar com essa questão, a Tia Sônia decidiu trazer todas as propriedades da granola para o nosso sistema digestivo. Acompanhe e confira!

Afinal, a granola solta ou prende o intestino?

Segundo a fisiologista e colunista do blog VivaBem do UOL, Paola Machado, a constipação intestinal se caracteriza por um retardo prolongado ou retenção exagerada do bolo fecal no intestino grosso, sendo caracterizada também pela demora na eliminação das fezes.

E como sabemos, a granola é um alimento que não tem uma única composição, mas que tem uma base formada por grãos e cereais naturais. Por isso, logicamente, trata-se de um alimento integral, o qual possui muitas fibras e, por senso comum, sabe-se que as fibras ajudam bastante no trânsito intestinal. Vamos entender melhor essa questão.

linha de produtos tia Sônia

A receita da granola pode variar bastante e depende muito de quem está produzindo o alimento, assim, ela pode ter uma enorme variação nos ingredientes, mas basicamente ela pode conter:

  • Grãos e cereais: aveia, quinoa, cevada, amaranto, centeio, gérmen de trigo, flocos de milho, tapioca seca, flocos de arroz, soja, entre outros;
  • Oleaginosas: castanha-de-caju, amendoim, castanha-do-pará, nozes e amêndoas;
  • Frutas secas: banana-passa, cranberry, coco seco, goji berry, maçã desidratada, morango desidratado, uva-passa, entre outras;
  • Açúcares: açúcar mascavo, rapadura, melaço de cana e mel;
  • Sal: sal marinho, sal iodado ou sal rosa do himalaia.

Com essa rica combinação de ingredientes naturais, é possível oferecer diversos benefícios para o organismo, visto que esses ingredientes possuem várias propriedades interessantes para a nossa saúde. Conheça mais sobre as propriedades e atuação da granola para o funcionamento do intestino.

Como a granola estimula o funcionamento do intestino?

Embora não sejam absorvidas pelo organismo, as sementes oleaginosas, os grãos, os cereais integrais e as frutas desidratadas são indispensáveis para ele, visto que são alimentos excelentes para nos fornecer fibras fundamentais para o trânsito do bolo alimentar no nosso intestino.

Por isso, um dos principais benefícios da granola é seu auxilio para o bom funcionamento do intestino, pois as fibras encontradas nos elementos da receita são do tipo insolúveis.

Essas fibras insolúveis, como o próprio nome indica, não se dissolvem na água, portanto, possuem como principal função o crescimento do bolo fecal, acelerando e otimizando a velocidade do trânsito intestinal, melhorando a constipação intestinal e reduzindo o risco do surgimento de hemorroidas e divertículos no intestino.

Além de estimular o trânsito intestinal, essas fibras ainda ajudam na eliminação de diversas toxinas do organismo que também podem ser causadoras da prisão de ventre. Contudo, para que você possa obter todos esses benefícios, é preciso consumir bastante água, já que ela é fundamental para a prevenção da constipação intestinal.

Nesse processo, as fibras solúveis absorvem a água, formando um gel que se expande quando chega ao estômago, retarda o esvaziamento gástrico e prolonga a saciedade, evitando que você vá em busca de alimentos entre as refeições, o que também é fundamental para a manutenção do peso corporal.

Por isso, pode-se afirmar que a granola é um alimento que contribui para regular o funcionamento do intestino, desde que seja combinada a uma dieta equilibrada com alimentos naturais, como as frutas, os legumes e as verduras.

Granola é bom para regular o intestino em todas as idades?

Além de ser uma excelente opção para o nosso trato intestinal, a granola é rica em vitaminas, minerais e ácidos graxos insaturados que são muito importantes para nossa saúde conforme vamos ficando mais velhos, justamente por se tratar de um alimento rico em nutrientes.

Geralmente, quando somos jovens, principalmente nas fases da infância e da adolescência, a tendência é que nosso intestino funcione regularmente, afinal, os órgãos estão bem saudáveis nessas fases da vida. Ainda assim, também é preciso ter uma dieta equilibrada para que isso seja uma constante.

piquenique com a linha de produtos tia Sônia

No entanto, conforme ficamos mais velhos, o movimento natural do intestino tende a ficar mais lento e dificultoso. Por essa razão, é muito mais importante ter cuidados necessários com o intestino com o passar do tempo. Por isso, o consumo de fibras regularmente é sempre recomendado para pessoas adultas e idosas e a granola é uma excelente opção para isso.

Além disso, encontramos diversos elementos na granola que são muito benéficos para o corpo, como o zinco e o selênio, que são antioxidantes, que atuam combatendo os radicais livres que envelhecem as células, tornando o alimento uma opção muito interessante para pessoas com idade avançada.

Esses benefícios são ainda mais potencializados nas receitas de granola que possuem castanhas, soja, chia e linhaça, que são oleaginosas fundamentais que também contribuem para o funcionamento do intestino em pessoas de todas as idades.

Por último, a granola também é um alimento que pode ser excelente para quem está buscando a manutenção do peso, visto que sua alta concentração de fibras promove uma longa sensação de saciedade, além de ajudar a eliminar certos tipos de gorduras junto com o bolo fecal. Então, desde que seja consumida com moderação e equilíbrio durante a sua dieta semanal, ela também pode ajudar no processo de emagrecimento.

E aí, você tem sofre ou já sofreu com problemas intestinais? Que tal incluir a granola na sua alimentação? Temos certeza que você irá aproveitar todos esses benefícios e ainda saborear diversas receitas deliciosamente crocantes com as suas granolas preferidas!

Powered by E-Com Plus