FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$49

Consumir coco: benefícios que você ainda não conhecia

O coco é rico em calorias, gorduras e não possui tantos carboidratos ou proteínas. Em uma porção pequena de 1 xícara, você já consegue aproveitar diversos benefícios dessa fruta. Saboroso e com textura inconfundível, o coco pode ser comido de várias formas, a água dele pode ser tomada à vontade, assim como também o leite de coco completa diversas receitas.

Para consumir o coco, existem diversas possibilidades, podendo comer, beber e até usar em forma de óleo. Você já deve saber dessas opções vastas de consumo, mas conhece os benefícios que o coco traz a sua vida? A Tia Sônia preparou este conteúdo para tirar suas dúvidas sobre o coco e seus benefícios, que talvez você não conhecia.

Principais benefícios do coco

O coco é uma fruta separada por camadas até chegar no líquido e na "carne", que é a última parte branca. Ele gera opiniões diversas de diferentes especialistas sobre os benefícios, uma vez que também é rico em gorduras e calorias.


Com o tempo e diversos estudos, o coco foi ganhando novas utilidades e, com isso, abriu portas para novos consumidores, principalmente os adeptos a uma dieta vegana. Seja você é uma pessoa que consome coco em poucas quantidades, ou que é apaixonada por essa fruta, vai adorar conhecer esses benefícios dela.

Informação nutricional do coco

A cada 1 xícara de coco, que é o equivalente a cerca de 80 gramas, se estiver puro, o coco tem em média 283 de caloria, 3 gramas de proteína, 10 gramas de carboidratos, gordura em 27 gramas, 5 gramas de açúcar e 7 de fibras. Além desses existem outros componentes no coco em diferentes porcentagens.

Manganês com 60% do valor diário, selênio em15%, cobre em 44%, fósforo em 13%, potássio em 6%, ferro em 11% e 10% de zinco. A riqueza desses minerais auxilia na saúde de quem consome coco regularmente, pois tem uma grande influência do manganês e do cobre, os quais ajudam no metabolismo, na formação dos ossos e na saúde do coração.

Fibras

As fibras são essenciais para o desenvolvimento do intestino e na digestão dos alimentos. Assim como dissemos anteriormente, uma única porção de 80 gramas de coco já entrega 7 gramas de fibra. Se você precisa melhorar sua saúde do intestino, opte por comer a parte branca do coco pela manhã.

Uma porção diária de 80 gramas de coco já será o suficiente para auxiliar na regularidade intestinal e você terá uma qualidade de vida melhor em diversos fatores!

Controle de açúcar no sangue

Essa fruta consegue estabilizar o açúcar no sangue se consumida em jejum, e isso se dá pelo fato dela alterar algumas bactérias do intestino que controlam os níveis glicêmicos no sangue.

Imunidade

A imunidade de quem consome coco frequentemente é estimulada pelo sistema imunológico e isso reduz possíveis inflamações. Com isso, as propriedades antivirais e antifúngicas são ativadas melhorando a imunidade e dando um combustível extra no organismo.

Benefícios ao cérebro

Pessoas com problemas de memória, como os que sofrem de Alzheimer e outras doenças, são beneficiadas com o coco. Isso acontece porque as fontes de glicose são suficientes para a melhora das funções cerebrais.

Como consumir coco no dia a dia?

O coco é um alimento com possibilidades vastas de consumo, desde o próprio coco puro, até a água, o leite, o óleo, entre outros. Confira agora algumas dicas de como consumir o coco no dia a dia.

Coco inteiro

O coco inteiro é encontrado ralado, em flocos ou até inteiro sem ter sido retirado da casca. Independente de qual seja a opção, certifique-se de que ele não possui açúcar, caso seja esse seu desejo, e isso pode estar informado na própria embalagem.


O coco inteiro pode ser retirado da casca com uma colher ou faca, apenas tome cuidado, pois ele pode estar difícil de sair: uma dica é deixá-lo no fogo por alguns minutos para ajudar a soltar a "carne" da casca. Depois é só degustar ele puro ou em receitas.

Água de coco

A água de coco é uma ótima opção para se hidratar no calor, sendo muito comum em praias e piscinas. Muitas pessoas preferem comprar diretamente a fruta inteira, outras já optam pelas caixas de água de coco.


Ambas opções são benéficas, entretanto, em algumas águas de coco de caixinha, pode ter adição de açúcar, por isso verifique na embalagem. De qualquer forma, a forma mais saudável é a água de coco natural diretamente da fruta.

Leite de coco

Esse é o queridinho da culinária, podendo ser comprado pronto ou feito em casa batendo coco fresco e água quente no liquidificador, depois é só coar! Super fácil de fazer e delicioso, o leite de coco pode ser consumido puro, substituindo o leite convencional, e usado em diversas receitas.


O iogurte de coco pode ser feito com o leite de coco e se torna uma ótima opção de alimento probiótico. Ao comprar seu leite de coco, verifique se os ingredientes são apenas a água e o coco, porque em alguns casos pode ter adição de outros componentes não tão naturais.

Óleo de coco

O óleo de coco é perfeito para diversas finalidades, seja para culinária, pele e até cabelo. Existem o óleo de coco virgem e o refinado, a única diferença deles é que, no óleo de coco refinado, o ponto de defumação é mais alto, o que é ótimo para cozinhar.


Já o óleo de coco virgem pode ser aplicado na pele e nos cabelos para uma hidratação natural. Você encontra o óleo de coco em lojas de produtos naturais e até em supermercados. Assim como qualquer óleo, esse deve ter quantidades equilibradas de consumo e, se for consumido da forma correta e com as quantidades adequadas, entrega diversas vantagens à sua saúde.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o coco, benefícios e modos de consumo, aproveite para conferir também os benefícios da granola. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, não deixe de conferir nossos outros posts, nos encontramos no próximo!

Veja nosso post sobre os beneficios da granola!

Powered by E-Com Plus