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O que tem na granola? Conheça os ingredientes mais comuns!

Se você é uma pessoa que gosta de se alimentar bem, repondo a energia que gasta no dia a dia e oferecendo os nutrientes que o seu corpo necessita, então provavelmente já comeu granola, não é mesmo? Esse conjunto de grãos e outros ingredientes oferece muitas vantagens ao nosso corpo. Mas todos esses benefícios da granola não existiriam se os ingredientes não fossem bons, saborosos e nutritivos.

Você pode, na hora de comer, pegar o seu pacote ou sachê e dar uma breve olhada nos ingredientes para ver o que tem na granola, seja para verificar se tem algo que não goste ou tenha alergia. Mas você sabe para que realmente serve cada um desses ingredientes e o que eles fazem para o nosso organismo?

Hoje, vamos apresentar um conteúdo super completo sobre quais são os principais ingredientes da granola e os benefícios que eles oferecem. Vamos lá!

O que tem na granola? 8 principais ingredientes encontrados!

A maioria das granolas são feitas com grãos, oleaginosas e outros ingredientes – algumas, como as da Tia Sônia, possuem ingredientes super especiais que as tornam ainda mais deliciosas. As combinações mais comuns incluem:

1. Flocos de aveia

A aveia é um dos cereais mais comuns para fazer a granola, principalmente em flocos grandes. Ela é rica em fibras e contém muitas vitaminas importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, assim como minerais. A aveia promove saciedade e é antioxidante, ajudando nosso corpo a eliminar substâncias que podem ser prejudicais a ele.

E mesmo pessoas diabéticas podem desfrutar da aveia, já que uma das suas funções é controlar o açúcar no sangue, não deixando que ele suba muito. Da mesma forma, o cereal controla colesterol, promove mais imunidade e deixa o coração mais forte e protegido.

2. Castanhas

As castanhas podem ser tanto de caju quanto do Pará, ambas com sabores únicos, grandes fontes de proteínas, gorduras boas, ferro e muitos outros nutrientes que oferecem energia, fortalecimento do sistema imunológico e muito mais.

A castanha-de-caju é uma das mais consumidas e conhecidas em nosso país e a castanha-do-Pará é a oleaginosa favorita de várias pessoas. Tê-las na granola é indispensável!

 

3. Uva passa

Se você é uma das pessoas do time da uva passa, com certeza, vai concordar que uma granola com ela é ainda mais saborosa, certo? Mas é claro que se você não gostar, pode comprar granola sem uva passa, não se preocupe!

É importante frisar que esse fruto desidratado é cheio de vitaminas, principalmente aquelas do complexo B, e minerais. Ela ajuda na estimulação de produção de células vermelhas, previne anemia, fortalece o corpo e muito mais, só vantagens!

4. Gergelim

Entre o que tem na granola, o gergelim é um ingrediente comum. São sementes pequenas e saborosas que podem contribuir muito com a saúde de nosso corpo, com benefícios como reduzir a hipertensão, melhorar a diabetes por meio da redução de açúcar no sangue, melhora na digestão, controle de colesterol e muitos outros benefícios! Entre os tipos, há o gergelim branco, preto e marrom, aquele com casca.

Ele é um dos ingredientes que fazem com que a granola ajude a soltar o intestino. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira em nosso blog!

5. Germén de trigo

O gérmen é a parte mais nutritiva do trigo, por isso é muito comum ser usada na granola. Afinal, o que tem na granola é escolhido especialmente para oferecer benefícios diversos ao organismo.

Ele ajuda na sensação de saciedade, também é ótimo para ajudar quem deseja ganhar mais massa magra e é excelente para tratar a anemia por conta de sua alta quantidade de ferro.

6. Coco

Algumas granolas também usam o coco desidratado em sua composição, o que é mais um ponto a favor do sabor. Ele é rico em fibras, o que ajuda na regulagem do intestino, além de promover saciedade, e é um ótimo antioxidante e faz a reposição dos minerais que nosso organismo precisa. Só vantagens!

7. Manteiga de amendoim

Se você for verificar o que tem na granola, é muito comum encontrar manteiga de amendoim. Ela agrega muito sabor e consistência à granola, assim, se você for alérgico(a) a amendoim, sempre veja a composição antes de consumir!

Ela é cheia de minerais, assim como flavonóides, resveratrol e fitoesteróis para a saúde cardiovascular e diminuição do colesterol ruim.

Que tal saber mais sobre as pastas de amendoim? Confira nosso conteúdo exclusivo!

8. Sal

O sal em pitada é aquele ingrediente que deixa a granola não tão doce. A Tia Sônia usa o sal do Himalaia para preparar suas receitas, que ajuda a deixar o corpo mais hidratado, melhora a circulação do sangue e a pressão arterial, além de ser antioxidante. Um poderoso ingrediente que só traz benefícios, além de agregar mais sabor.

Para adoçar, algumas receitas de granola usam mel ou açúcar, sendo que por aqui usamos o melaço de cana, o que deixa o resultado final com um sabor diferenciado. Independente do que tem na granola, saiba que é um alimento perfeito para consumir durante as refeições principais, como um complemento de salada, por exemplo, ou entre elas, como lanche.

Se você quiser, pode comê-la no café da manhã. Temos algumas dicas de receitas de granola de café da manhã que podem te ajudar a tornar o consumo muito mais saboroso, dê uma conferida depois!

E então, você conhecia todos os ingredientes que podem estar na sua granola? São muitas opções especiais, escolhidas para oferecer controle da fome, ajudar a adquirir mais magra, ter energia e muitas outras vantagens. Aqui no blog da Tia Sônia buscamos sempre trazer tudo de bom que a granola oferece, assim como outros alimentos saudáveis, então se você gosta de manter sua dieta equilibrada e saber mais sobre esse estilo de alimentação, não deixe de nos acompanhar!

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